À espera de um ano novo melhor


A temporada 2011, definitivamente não foi boa para nenhum dos times mineiros mais expressivos.

A começar pelo América/MG, que veio de uma boa participação na série B de 2011, mas neste ano não conseguiu engrenar. Fez até um bom Campeonato Mineiro, no entanto, um péssimo Brasileirão.
Começou muito mal, acumulando muitas derrotas no primeiro turno, boa parte delas de virada, tentou esboçar uma reação na reta final, mas não foi o suficiente. Em 2012, a realidade é novamente a segundona do nacional.
A diretoria já começou a trabalhar pensando na estruturação do time para a próxima temporada. Trouxe Alexandre Faria para ser gestor do time e firmou uma parceria com a AMBEV, visando a execução da segunda etapa de modernização do CT Lanna Drumond.

E o galo? O galo mais uma vez decepcionou a sua grande e fiel torcida.
Perdeu o Mineiro para o Cruzeiro, foi eliminado pelo Grêmio Prudente, logo na segunda fase da Copa do Brasil.
No Brasileirão, começou de forma terrível, conseguindo apenas 15 pontos no primeiro turno. Reagiu no final da competição e conseguiu se livrar do rebaixamento. Mas, na última rodada, um jogo que a torcida preferiria não ter visto, sofreu uma goleda histórica para o maior rival; o que deixou o presidente Alexandre Kalil furioso.
Para 2012, várias mudanças serão feitas.
O técnico Cuca não está 100% garantido. Magno Alves, Leandro, Gilberto e Fábio Costa já estão fora e alguns outros, como Mancini, Dudu cearense e Daniel Carvalho podem sair a qualquer momento.
O grande sonho para a nova temporada é poder contar com a volta de Diego Tardelli e formar uma equipe competitiva em busca de um título de maior expressivo que há tanto tempo a torcida atleticana não comemora.

O Cruzeiro começou 2011 de maneira arrasadora. Ganhou o Mineiro, fez uma campanha extraordinária na primeira fase da Libertadores, mas nas oitavas de final, o vexame.
Venceu o Once Caldas por 2 a 1 na Colômbia e em casa, foi eliminado perdendo por 2 a 0.
Depois disso, a diretoria desmanchou o time, vendendo peças importantes da equipe, como Thiago Ribeiro e daí pra cá a equipe ficou irreconhecível. Trocou, trocou de técnico e nada.
Foi aos trancos e barrancos até a última rodada do Brasileirão, dependendo de uma vitória sobre o galo para se manter na primeira divisão.
Surpreendemente, venceu de 6 a 1 e conseguiu se safar.
Em 2012, já com nova diretoria, a esperança é de que a equipe volte ao caminho dos títulos. No entanto, já começou o desmanche do time mais uma vez.
É bem provável que na próxima temporada, Montillo e Fábio, os principais jogadores do Cruzeiro nos últimos tempos, não façam mais parte do elenco.
A torcida mineira fica na espera de um 2012 melhor para os times mineiros, na expectativa de diminuir o domínio existente pelo eixo Rio/São Paulo no futebol nacional.